terça-feira, 24 de julho de 2012

Uma massa de ar quente domina o cenário de Goiás


Depois da atuação de uma forte massa polar sobre o centro-sul Goiano, com temperaturas baixas, principalmente à noite e ao amanhecer, o tempo muda as suas características. Uma forte massa de ar quente e seco invade o território goiano com altas temperaturas.
Os termômetros superaram facilmente a casa de 30°C. O comportamento das temperaturas é anômalo, estando num patamar de 2°C 3 °C acima da média. Regiões como o norte goiano, nem a onda de frio da semana passada que atingiu mais ao sul deu uma trégua. As temperaturas nestas regiões continuaram altas e acima da média para o mês de julho.

Outro fato fora de estação foram os registros de pancadas de chuva isolada em muitas regiões goianas. Somente o norte do estado que a precipitação esteve nula neste mês de Julho. É bom ressalvar que pela climatologia goiana para o mês de julho as chuvas são presentes de forma escassa. Na região de Anápolis, o obsevaram os maiores registros em 24 horas, sendo que o volume de chuva ficou no intervalo de 12 a 18 mm.
Outro fenômeno, com o fortalecimento da massa tropical continental em expansão, a umidade relativa do ar também despencou para valores críticos, abaixo de 30%. Só para ter uma ideia hoje os higrômetros registraram umidade de até 12% em localidades do nordeste goiano (Monte Alegre de Goiás). Tradicionalmente os meses de Julho, Agosto e Setembro são secos, com baixa umidade relativa do ar principalmente nos horários mais quentes.

Nos próximos dias as temperaturas ainda estarão elevadas durante o dia, mas deve esfriar durante a noite, devido à perda radiativa de calor noturno. Os termômetros poderão marcar no leste de Goiás e regiões altas, temperaturas de 12°C ao amanhecer.

Elder


Nenhum comentário:

Postar um comentário