terça-feira, 31 de julho de 2012

Balanço Climático do Mês de Julho em Goiás e Goiânia


O mês de Julho em Goiás e Goiânia terminou de forma tradicional; seco. Apesar de ter ocorrido pancadas de chuva de forma isolada em várias localidades goianas, estas chuvas ficaram dentro do esperado. Climatologicamente as chuvas que ocorrem no estado, de acordo com histórico dos últimos 30 anos, são de 1 dia de chuva e precipitação mensal em torno de 8 a 10 mm.

Em Goiânia a climatologia também não foi diferente. Na capital choveu entre os dias 16 e 19 de julho, mas com baixo volume.
Fonte: Cptec
Quanto à temperatura elas ficaram acima da média em alguns setores da capital, acompanhando o fenômeno ilha de calor, devido à edificação, asfalto, trânsito, etc., que muitas vezes formam um cobertor térmico nas madrugadas e estimula o aumento da temperatura no período da tarde. Em bairros mais frios, onde o fenômeno não é proeminente a curva da temperatura ficou mais perto da média histórica. Já no estado de Goiás as temperaturas ficaram ligeiramente acima da média.

Outra coisa: seria o número de invasão de massas polares no estado de Goiás que ficou abaixo do esperado, com isto as temperaturas em média ficaram mais elevadas. Tivemos duas ondas polares: uma que atingiu de forma fraca o extremo-sul do estado, depois do dia 10 de julho. E outra massa polar mais intensa que atingiu o centro-sul do estado. Na influência da última massa polar houve registro de geada isolada nos municípios de Jataí e Mineiros, bem como em alguns minícipios do sudoeste do estado. As temperaturas nesses municípios ficaram inferiores a 2°C.

O mês de agosto projeta-se temperaturas acima da média no Estado. Quanto à precipitação, não há previsão de chuva para os próximos 15 dias, sujeito a alteração dos modelos numéricos.

Mês de Julho 2012

Gráfico de Temperatura e Precipitação da Estação Meteorológica do Setor Serrinha


Elder

Nenhum comentário:

Postar um comentário