segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Chuvas - meses de agosto e setembro em Goiás

LOGO


O mês de agosto geralmente é considerado como o mês mais seco do ano, seguido de perto por julho e setembro; formando aí o trimestre mais seco no estado de Goiás. A climatologia, dos três meses no estado, não ultrapassa 50 mm de chuva no trimestre. Sendo que as chuvas, neste período do ano, são provenientes de incursões de frentes frias e com menor influência, o transporte de umidade oriundo de regiões mais úmidas - Amazônia. Esse transporte passa ser mais eficiente a partir da entrada da primavera e primeira pêntada de outubro.

Neste ano de 2012, os modelos numéricos apontam para uma seca menos severa, onde pode chover de forma pontual ou isolado em algumas localidades goianas; principalmente no sul, sudoeste, oeste e centro do estado. Apesar do mapa abaixo estar apontando chuvas, a probabilidade delas ocorrerem não é tão significativa.
Fonte: CPTEC
O modelo acoplado do CPTEC mostra uma tendência para ocorrência de chuvas isoladas a partir de 27 ou  28 de agosto.  Estas chuvas podem ocorrer na metade oeste do estado. Já no início de setembro este mesmo modelo trás pancadas de chuva em parte do sul de Goiás.

Fonte: CPTEC
O modelo climático global do CFS (NOAA) já é menos otimista em relação a presença de chuvas no final de agosto e início de setembro; apontando as primeiras chuvas a partir do dia 11 de setembro de 2012. O modelo Europeu também é menos otimista, apontando as primeiras chuvas somente para depois de 18 de setembro.

Eu gostaria de ressaltar que modelos de médio e longo prazos são de maior volatilidade, por tanto quanto mais se afasta do tempo presente, menor é a confiabilidade. Mas já dá para ter uma ideia sobre as projeções de chuva para o médio e longo prazo em Goiás. Tudo está indo na direção do inicio das chuvas começarem entre 10 e 20 de setembro. Se estas projeções se confirmarem  a situação será diferente da ocorrida nos dois anos anteriores, quando as chuvas se arrastaram para início de outubro. Eu quero ressaltar que não temos uma precisão do tempo e sim tendências que podem ou não confirmar.
Observação: o que vai filtrar a ocorrência da chegada do fenômeno meteorológico são os modelos de curto prazo com 5 dias de antecedência.
Lembrando:  em anos normais de chuva, climatologicamente as chuvas chegam no estado a partir da segunda metade de setembro (as anteriores são consideradas chuvas fora de estação ou esporádicas – de menor previsibilidade a longo prazo). O período chuvoso propriamente dito tem seu início climatológico no início de outubro em grande parte de Goiás.

Elder

Nenhum comentário:

Postar um comentário