sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Anomalia de Temperatura - Goiás


Devido a influencia do Anticiclone do Atlântico Sul, as noites neste inicio de agosto estão frias, principalmente no centro-leste do estado. Em certos momentos venta de forma moderada, do quadrante leste, portanto, dando sensação de mais frio nestas áreas.

O mapa abaixo, de acordo com modelos climáticos, mostra que os próximos dias a temperatura estará abaixo da média normal no leste goiano; tendendo a normal no centro do estado e acima da média no sudoeste e noroeste de Goiás.

A anomalia negativa chega a -1.5°C, enquanto as positivas, que passam mais a oeste, estão na casa de + 2°C acima do normal. Esta situação deve perdurar até o final do segundo decêndio de agosto.

Climatologicamente as temperaturas sobem no estado entre o inicio do terceiro decêndio e final do mês, quando se estabelece uma massa bem mais aquecida de característica quente e seca. Esta situação só não ocorre quando há entrada de massa polar, fato já ocorrido de forma esporádica em alguns anos anteriores. De acordo com a climatologia, ocorre o avanço da massa tropical continental sobre o centro oeste, contribuindo com valores baixíssimos de umidade relativa do ar, principalmente nas horas mais quentes. Geralmente esta massa de ar atua sobre o estado de Goiás no último terço do inverno até meados da primavera, intercalando com o avanço da massa equatorial continental (a partir de 15 de setembro), de natureza mais úmida e quente.

Para o mês de setembro, se projeta temperaturas acima da média climatológica para todo o estado de Goiás. Teremos então dias e noites quentes no estado; muito comum em Goiás com a chegada da próxima estação.






As chuvas devem ficar dentro da média histórica no mês de setembro.

Elder

Nenhum comentário:

Postar um comentário