segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tempo Quente e Seco em Goiás


O final de agosto, no estado de Goiás, deve ser seco e quente, devido atuação de uma massa de ar tropical continental (de características seca e quente). As chances de chuva nesta próxima pêntada são remotas.

A temperatura, nos próximos cinco dias, deve entrar em elevação. Os dias serão muito quentes no noroeste e oeste do estado. As noites tendem a ser abafadas. A influência de ar frio no sul e sudoeste de Goiás deve enfraquecer já na  madrugada de quarta feira; dando lugar a noites mais quentes. A única região que deve fazer friozinho à noite será o leste de Goiás.

Quanto à umidade, a próxima pêntada tende a ser seca. Sendo que os menores valores podem ser registrados no noroeste e oeste. Os higrômetros podem marcar valores inferiores a 15% nas horas mais quentes. Então, teremos condições para estado de alerta nestes setores e estado de atenção para demais regiões do estado.

Se o clima seco continuar dominando Goiás até o final do mês, teremos o terceiro ano consecutivo sem registro de chuva no mês de agosto.

No mês de setembro, as temperaturas estarão elevadas e acima da média no estado. Há boas chances das primeiras chuvas caírem em meados de setembro para frente. (lembrando que devemos sempre acompanhar a previsão de tempo no curto prazo, pois sempre há alterações).
  
 

Fonte e créditos: NOAA/GFS/SOMAR

 
 
Fonte e créditos: NOAA/GFS/SOMAR
 
Os últimos dias foram de muita nebulosidade no estado de Goiás, mas sem chuva. Esta nebulosidade é decorrente da influência de ar mais úmido em camdas no nível de 700 hPA, vindo do leste do país, impulsionado pelo Anticiclone do Atlântico Sul, que está forte e ainda próximo ao litoral do Brasil. Este anticiclone foi responsável pelo bloqueio atmosférico, não deixando as frentes frias avançarem pelo sudeste do Brasil por várias semanas, causando o tempo seco nas regiões Centro Oeste, Sudeste e parte do Sul do Brasil.
 
Elder

Nenhum comentário:

Postar um comentário