quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ocorreram chuvas em áreas isoladas de Goiás




Os modelos numéricos superestimaram a ocorrência de pancadas de chuva pelo estado de Goiás de forma mais espacializada, portanto, fazendo valer a climatologia da região para o período, ou seja, chuvas de curta duração em áreas isoladas.

Alguns municípios foram agraciados por estas pancadas de chuva. Dentre eles podemos citar: Anápolis, Cristalina, Silvânia, Formosa, Catalão, Ipameri, Nova Veneza, alguns municípios do planalto central e Luziânia. Em Goiânia ocorreram apenas chuviscos fracos. Somente a estação do setor Morada do Sol que registrou 0.1 mm de chuva. Na Região Metropolitana houve relato de precipitação inapreciável (chuviscos) em Aparecida de Goiânia, Santo Antônio, Nerópolis, Terezópolis e Trindade, mas sem registros em pluviômetros. 

As áreas de instabilidade se associaram a passagem uma frente fria que ao encontrar com uma massa seca fortalecida impediu que a onda frontal imprimisse suas características de costume, permitindo na mistura do ar, o arrefecimento das nuvens de chuva mais consistentes.

Fatores assim são muito comuns quando começam apontar as primeiras chuvas na região do cerrado ou trazendo como um sinal introdutório ao período chuvoso que se avizinha (entre o finalzinho de setembro e o mês de outubro em diante)

Mesmo a passagem da frente fria com pouca atividade chuvosa em solo goiano, a atmosfera, em níveis mais elevados, deixou umidade como elemento favorável para o desenvolvimento de nuvens de chuva de caráter localizado, portanto, mantendo ainda a possibilidade de chuva passageira nas próximas 36 horas.
Elder

Fonte:CPTEC/INPE 
 

Fonte: Ministério da Agricultura

 
 
 
*todos os direitos reservados*

Nenhum comentário:

Postar um comentário