terça-feira, 3 de setembro de 2013


 
Uma frente fria se desloca pelo Sudeste e parte do Centro Oeste do Brasil, devendo influenciar formação de áreas de instabilidade no sul e sudoeste goiano. Estas áreas devem se espalhar por parte do estado e provocar pancadas de chuva isolada com possíveis trovoadas. (podendo haver alterações)

Em muitos lugares goianos não chove há mais de 60 dias, portanto, caso a chuva chegando, quebrará uma estiagem em diversas localidades. No resumo de agosto de 2013 vamos abordar as escassas chuvas que ocorreram em poucas cidade goianas.

Geralmente as primeiras chuvas são de baixa intensidade, com rajadas de vento e por vezes ocorrem trovoadas fracas.

Os modelos numéricos apontam para ocorrência de chuva em parte do estado, com maiores chances para o sul e sudoeste goiano.

Do ponto de vista da temperatura, ela deverá permanecer estável, com uma sensação de abafamento.

Gostaríamos de enfocar mesmo ocorrendo chuvas isoladas pelo estado, não significa que se aproxima o período chuvoso, pois o mesmo só estabelece entre o início e meados de outubro.

Geralmente,as chuvas que porventura caem em agosto ou setembro são provenientes da influência de onda frontal, que incursiona pelas áreas mais meridionais do estado. Às vezes, nestes meses citados, ocorre incursão de umidade oriunda da Amazônia que esporadicamente deixa o tempo instável no norte (fato menos comum).
Elder

 
 
*todos os direitos reservados*

Nenhum comentário:

Postar um comentário