sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Chuvas isoladas põe fim a estiagem em Goiânia e parte de Goiás.


Depois de um dia quente, cheio de fumaça no ar, abafado e seco, as condições meteorológicas mudaram do meio da tarde para frente em Goiânia. Os índices de umidade aumentaram e houve desenvolvimento de nuvens de chuva sobre a cidade e Região Metropolitana. Observando os dados de radiossondagem da manhã, já dava indícios de mudança das condições atmosféricas, com possibilidade de chuva após as 15 horas.

Diante das condições favoráveis à chuva, tivemos relatos de chuva isolada nos setores do noroeste da cidade, bairro Jardim Goiás e chuviscos no Setor Pedro Ludovico. Através de imagens de radar e satélite, notou-se que a precipitação foi fraca, isolada e de curta duração. Nas estações meteorológicas da cidade não houve registro de chuva em seus pluviômetros.

Considerando a ocorrência destas primeiras chuvas, de natureza leve ou fraca, temos uma interrupção da estiagem. A última vez que choveu em Goiânia foi há quase 60 dias atrás. Sendo que foram chuvas de pouca intensidade. A última chuva com maior intensidade, acima de 10 mm, nas estações meteorológicas, ocorreu no dia 7 de junho.

A previsão do tempo para o final de semana em Goiânia e no estado de Goiás é de possibilidade de chuvas isoladas, devido ao aumento da umidade atmosférica e chances para formação de áreas isoladas de instabilidade. Os modelos numéricos não mostram chuvas de grande intensidade, apenas chuva fraca ou leve. Há possibilidade de ocorrer trovoadas. As maiores chances de chuva abrangente e de maior volume estão prognosticadas para depois do dia 21 de setembro.

A tabela abaixo mostra o período e a intensidade de chuva para os próximos 15 dias. Sendo que a escala varia de 0 a 5. A intensidade de chuva foi extraída dos modelos ETA, WRF e GFS.

15 a 20/09
21 a 25/09
25 a 30/09
Intensidade
1
2
3
4
5


Intensidade:

1 – Fraca

2 – Moderada

3 - Moderada tendendo a forte

4 – Forte

5 – muito forte ou anomalia.
A imagem de satélite mostra nuvens desenvolvidas sobre a região central de Goiás. Esta nuvens geram chuvas fracas, confirmadas pelo rada meteorológico.


fonte: CPTEC/INPE

 fonte: REDEMET/DCEA


Elder

copyrigth 2007 - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário