quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tarde de muito calor e aumento de nebulosidade em Goiás


Esta quarta feira foi de muito calor no estado de Goiás. Em vários municípios os termômetros chegaram perto de 40°C. É bom reafirmar que o motivo de tanto calor é devido ao estabelecimento de uma massa de ar de natureza continental; quente e seca.

A imagem de satélite, no setor visível, mostra muitas nuvens sobre o estado, principalmente no centro, sul e sudoeste goiano. Em algumas localidades do estado há nuvens mais desenvolvidas. Ainda não foi detectado presença de chuva.

Goiânia amanheceu com temperaturas elevadas, com mínimas na casa de 23 a 24°C em muitos setores da cidade (bem abafada, em meio a muita fumaça). Em setores quentes como o de Campinas, os termômetros chegaram a 39.5°C. A nebulosidade ficou variável ao longo dia, em meio a muito sol.  Através das últimas observações, o dia vai findando com algumas nuvens desenvolvidas sobre a cidade, localizadas na parte centro-sul da cidade.

As chances para ocorrência de chuvas nas próximas 24 horas são pequenas. Caso ocorrendo, elas tendem ser de fraca intensidade, com possível ocorrência de trovoada.  As chances de chuva vão aumentando a partir de 48 a 96 horas, segundo o modelo ETA. Em desacordo, o modelo WRF ainda não mostra chuva para a cidade; mostra apenas chances muito pequenas de chuva em pontos isolados do estado.

Dados de radiossondagem já mostraram aumento da instabilidade atmosférica nas últimas 36 horas. As projeções dos índices de estabilidade no perfil vertical também mostram valores de acordo com um tempo mais instável. No campo pressão atmosférica, tivemos uma queda substancial nos últimos três dias, que reforça condições para mudança de tempo. Tudo vai depender de mais algumas variáveis, como chegada de umidade e disponibilidade de água precipitável, para que o gatilho seja acionado e consequente formação de alguns núcleos de instabilidade.

Os próximos dias no estado de Goiás serão com muito calor, variação de nebulosidade, principalmente à tarde e a noite, com possibilidade de chuvas isoladas e possíveis trovoadas entre a tarde e a noite.
 
 
Fonte: CPTEC/INPE/DSA
 
  
A imagem abaixo é de uma simulação do modelo ETA para o dia 14/09 às 18 horas, hora de Brasilia, mostrando áreas com chuva sobre a região centro-sul de Goias. Probabilidade variando entre a faixa de 30 a 50%.
 
 

 
Fonte: WXBRASIL.NET
 
Elder
 
copyright 2007-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário