terça-feira, 11 de setembro de 2012

Os Modelos Numéricos estão contraditórios quanto ao início das chuvas em Goiás


Os modelos meteorológicos para o estado de Goiás estão conflitantes quanto à chegada das chuvas. Alguns modelos estão mais conservadores, simulando chuvas para depois do dia 19 de setembro – é o caso do GFS, WRF, MBAR e Cosmos. Já os modelos numéricos ETA e BRAMS prognosticam ocorrência de chuvas isoladas e de baixo volume nas próximas 36 horas a 72 horas. Portanto, a confiabilidade fica baixa em termos de previsão.

Dentro deste quadro bem dissonante, não está descartada a possibilidade de ocorrer chuvas isoladas em pontos isolados de alguns municípios goianos nos próximos dias. Pois os indicadores de instabilidade atmosférica mostram aumento das chances de ocorrer chuvas de fraca intensidade e ocasional.  No campo de 500 hpa já existe perturbação atmosférica..

Através de imagem do radar meteorológico já foi detectado chuva isolada ao norte do Distrito Federal, município de Planaltina de Goiás por volta das 15 UTC (11.09.2012). O importante agora é ir monitarando as condições do tempo, pois as chances estão aumentando para ocorrência chuva ocasional no período do curtíssimo prazo até as próximas 72 horas.

Geralmente esses modelos numéricos têm dificuldades de detectar ou ficam dissonantes quanto ao início das chuvas na região Centro Oeste, devido à carência de estações e dados meteorológicos de superfície, como do ar superior. Portanto, a precisão fica comprometida.

Lembrando, que a estação das chuvas começará propriamente dita e de forma mais abrangente à partir do dia 20 de setembro, no mais tardar início de outubro.
 
Fonte:Decea/CPTEC
 
Elder
 
copyrigth 2007 - 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário