segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Goiás e Região Metropolitana de Goiânia terão uma semana de muito calor.


Teremos uma semana de muito calor no estado de Goiás. Segundo prognósticos numéricos a temperatura pode passar de 40°C no noroeste e oeste goiano. Pode-se esperar uma semana bem quente em todo estado de Goiás.

Em Goiânia devido à atuação de uma forte massa de ar quente e seca, o calor poderá ser recorde do ano. Os termômetros podem bater a casa de 38°C, ou até registrar temperatura superior.

Segundo modelos numéricos de alta resolução, as regiões da cidade onde o calor será muito intenso: o oeste, região central e sudoeste da cidade. Para piorar a situação, além de dias quentes, a umidade relativa do ar estará com valores bem críticos. Os higrômetros podem registrar valores entre 10 e 15% nas horas mais quentes. A capital poderá entrar em estado de emergência.

De acordo com modelos matemáticos de curto prazo, ainda não há previsão de chuva para as próximas 72 horas no estado. Os próximos dias serão decisivos para a mudança da dinâmica das massas de ar. Caso não havendo alterações nas condições atmosféricas o tempo seco pode ser arrastar até o início da primavera astronômica (23/09).

Analisando as médias históricas dos últimos 30 anos e traçando a probabilidade estatística, a climatologia de setembro aponta para maior intensidade e volume de chuva geralmente no último decêndio de setembro. Em Goiás, nos dois últimos anos, registraram-se valores muito baixos de chuva no mês de setembro.

Segundo dados de modelos climáticos, sujeito a alterações, o mês de outubro poderá ter chuvas um pouco abaixo do esperado e temperaturas acima da média em várias regiões do estado de Goiás. As chuvas do próximo mês poderão ser irregulares no tempo e no espaço.
 
Elder

copyrigth 2007-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário